Programa completo do curso (somente para Fisioterapeutas)
Primeira parte: MANUSEIOS DE ATIVIDADES FUNCIONAIS
Apresentação das diferentes propostas de manuseios para viabilizar atividades funcionais de mobilidade na criança com alteração da postura e movimento, com explicações teóricas e vivência prática com participação de pacientes.
Assuntos Abordados:
Pontos de apoio manual: neste momento serão apresentadas formas de segurar, apoiar e/ou auxiliar na realização de atividades funcionais de mobilidade. Para tanto, utilizar-se-á segmentos do corpo, seja o tronco, braço, perna ou outro segmento apropriado para auxiliar na transferência e locomoção.
Reações posturais normais:equilíbrio, endireitamento e proteção. Definição e propostas terapêuticas de como utilizar reações posturais para beneficiar a mobilidade da criança com Paralisia Cerebral.
manuseio de atividades básica fundamentais:como utilizar manuseios adequados no momento que a criança realiza diferentes tarefas.
direcionamento de movimento:como utilizar a direção do movimento e a posição dos objetos para propiciar função motora.
Segunda parte: ADEQUAÇÃO DE ATIVIDADES FUNCIONAIS
Apresentação de diferentes possibilidades de adequar atividades funcionais da mobilidade na habilitação física da Paralisia Cerebral.
Assuntos Abordados:
posicionamento do paciente com alterações da postura e movimento.
o Utilização de material adequado.
o Adaptação dos meios e materiais disponíveis pessoais e ambientais para melhorar o desempenho físico na Paralisia Cerebral.
o Banco com rolamento: diferentes possibilidades de segurar a criança.
adaptação da atividade.
o Utilização de rolos, cunhas e bolas para auxiliar o manuseio e adequar tarefas de habilitação física.
Terceira parte: APRENDIZAGEM MOTORA
Utilização dos conhecimentos de aprendizagem motora na organização de um programa de tratamento fisioterápico eficaz.
Assuntos Abordados:
Classificação das habilidades motoras: muscular, temporal, ambiental, intencional e atenção.
Estruturas da prática: compacta, distribuída, aleatória, bloqueada, constante e variável.
Fatores que influenciam na adaptação da tarefa.
Apresentação, definição e relação clínica de: habilidade motora, desempenho motor, capacidade motora, tarefa, atividade, comportamento motor (aprendizagem, desenvolvimento e controle motor).
Fatores que influenciam na prática: feedback, observação, orientação, estabelecimento de metas e antecipação.
Ministrante:
Prof. Dr. Carlos Monteiro, PhD.
Graduação em Fisioterapia (1993) e Educação Física (1987), Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Makenzie (2001), Doutor em Ciências na área de Neurologia pela Universidade de São Paulo (2007), Pós-doutorado pelo departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2012-2014) com estágio na Vrije University (Holanda-2013) e visita ao Neuromodulation Center at Spaulding Rehabilitation Hospital, Harvard Medical School (2014). Livre docente pela Universidade de São Paulo (EACH/USP-2016) e atualmente professor do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Atua principalmente nos seguintes temas: deficiência física, habilidades funcionais, mobilidade, função motora grossa, independência física, CIF (Classificação Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde) e principalmente desenvolvimento e aplicação de tarefas computacionais e realidade virtual na reabilitação.
Contato
Fone:
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