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Formação Básica na Aborgadem MAAF

(Manuseio e Adequação de Atividades Funcionais)

Programa completo do curso (somente para Fisioterapeutas)


Primeira parte: MANUSEIOS DE ATIVIDADES FUNCIONAIS

Apresentação das diferentes propostas de manuseios para viabilizar atividades funcionais de mobilidade na criança com alteração da postura e movimento, com explicações teóricas e vivência prática com participação de pacientes.

Assuntos Abordados:

Pontos de apoio manual: neste momento serão apresentadas formas de segurar, apoiar e/ou auxiliar na realização de atividades funcionais de mobilidade. Para tanto, utilizar-se-á segmentos do corpo, seja o tronco, braço, perna ou outro segmento apropriado para auxiliar na transferência e locomoção.

Reações posturais normais:equilíbrio, endireitamento e proteção. Definição e propostas terapêuticas de como utilizar reações posturais para beneficiar a mobilidade da criança com Paralisia Cerebral.

manuseio de atividades básica fundamentais:como utilizar manuseios adequados no momento que a criança realiza diferentes tarefas.

direcionamento de movimento:como utilizar a direção do movimento e a posição dos objetos para propiciar função motora.

Segunda parte: ADEQUAÇÃO DE ATIVIDADES FUNCIONAIS

Apresentação de diferentes possibilidades de adequar atividades funcionais da mobilidade na habilitação física da Paralisia Cerebral.

Assuntos Abordados:

posicionamento do paciente com alterações da postura e movimento.

o Utilização de material adequado.

o Adaptação dos meios e materiais disponíveis pessoais e ambientais para melhorar o desempenho físico na Paralisia Cerebral.

o Banco com rolamento: diferentes possibilidades de segurar a criança.

adaptação da atividade.

o Utilização de rolos, cunhas e bolas para auxiliar o manuseio e adequar tarefas de habilitação física.

Terceira parte: APRENDIZAGEM MOTORA

Utilização dos conhecimentos de aprendizagem motora na organização de um programa de tratamento fisioterápico eficaz.

Assuntos Abordados:

Classificação das habilidades motoras: muscular, temporal, ambiental, intencional e atenção.

Estruturas da prática: compacta, distribuída, aleatória, bloqueada, constante e variável.

Fatores que influenciam na adaptação da tarefa.

Apresentação, definição e relação clínica de: habilidade motora, desempenho motor, capacidade motora, tarefa, atividade, comportamento motor (aprendizagem, desenvolvimento e controle motor).

Fatores que influenciam na prática: feedback, observação, orientação, estabelecimento de metas e antecipação.

Ministrante:

Prof. Dr. Carlos Monteiro, PhD.

Graduação em Fisioterapia (1993) e Educação Física (1987), Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Makenzie (2001), Doutor em Ciências na área de Neurologia pela Universidade de São Paulo (2007), Pós-doutorado pelo departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2012-2014) com estágio na Vrije University (Holanda-2013) e visita ao Neuromodulation Center at Spaulding Rehabilitation Hospital, Harvard Medical School (2014). Livre docente pela Universidade de São Paulo (EACH/USP-2016) e atualmente professor do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Atua principalmente nos seguintes temas: deficiência física, habilidades funcionais, mobilidade, função motora grossa, independência física, CIF (Classificação Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde) e principalmente desenvolvimento e aplicação de tarefas computacionais e realidade virtual na reabilitação.

Contato

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